RPG baseado no universo de As Crônicas de Gelo e Fogo
O Sistema
Princípios: imprevisibilidade & foco na narrativa
Branches of Destiny tem como principal objetivo unir alguns princípios simplificados do RPG clássico com o modelo narrativo do jogo escrito. O foco continua sendo na liberdade criativa dos jogadores, mas, a isso, somamos a imprevisibilidade dos eventos adicionados pela Moderação e a aleatoriedade da rolagem dos dados. Acreditamos que assim, é possível estimular os participantes a situações inesperadas, desafiando os limites de cada personagem e colaborando para desfechos impensáveis. Para tal, confiamos numa mecânica de jogo reduzida, porém eficiente, e na maturidade dos jogadores.
​
O Sistema depende de dois elementos principais: jogos que os participantes iniciem entre si, livremente, e, Eventos Narrativos incitados pelo Narrador (Moderação). Desejamos que os jogadores tenham liberdade de dar andamento em suas tramas e a ideia é interromper o mínimo possível os jogos entre participantes. No entanto, em alguns momentos, esses jogos receberão a interferência do Narrador, para solicitar testes específicos ou para adicionar elementos exógenos à dinâmica e enriquecê-la. Cada turno produzido pelos jogadores será convertido em bonificações das quais falaremos com mais atenção ao final desse guia informativo.
​
No que tange aos Eventos Narrativos, serão situações inusitadas que acontecerão aleatoriamente pelo mundo jogável. O Narrador proporá uma cena e especificará quantos personagens e em que raio de distância podem estar do evento ocorrido para dele fazer parte. Uma vez que os personagens compareçam à missão iniciada, poderão concluí-la de forma exitosa ou desastrosa, o que acarretará em bônus e ônus. Os detalhes desses também receberão uma atenção especial depois de explicarmos os funcionamentos básicos da mecânica do jogo.
A base de nosso sistema é a rolagem de dois dados de 10 lados (2d10). Se você não tem familiaridade, não se assuste! A mecânica é simples e caso não entenda algo, poderá nos perguntar. Situações durante o jogo que tenham influência direta ou indireta no destino do personagem e de outros ao seu redor, serão testadas (a menos que haja um acordo entre dois jogadores de como determinada situação vai se dar entre seus personagens).
Para testes em interações com o universo ou NPCs será utilizada uma Tabela de Dificuldade (vide botão ao lado). O número necessário que um jogador precisa tirar nos dados para ser bem-sucedido numa ação vai ser determinado através dela. O Narrador escolherá qual a dificuldade de uma ação de acordo com a descrição breve de cada um dos níveis. Se o jogador tirar um número igual ou maior ao número da dificuldade do teste, será bem-sucedido. Se rolar um número menor, terá fracassado. No que diz respeito a ataques sofridos por NPCs, esses serão determinados pela rolagem de dois dados de 10 faces (2d10).
​
As rolagens de dado serão feitas no servidor do Discord, através de um bot cujo funcionamento será explicado mais detalhadamente na aba 'Como usar o bot de dados?'.
​
No que diz respeito a rolagem de dados feitas entre dois personagens jogáveis, a mecânica funcionará um pouco diferente. Os dois personagens rolarão os mesmos dois dados (2d10) e, quem tirar o valor maior, foi mais bem-sucedido. Para mais detalhes sobre a mecânica do jogo acesse as abas 'Se aprofundando no sistema' e 'Como rolar os dados?'
Você pode estar se perguntando, onde entram as peculiaridades de cada personagem nesta mecânica? É o que explicaremos agora. Além das informações básicas de cada personagem, como nome e história, a ficha de personagem de Branches of Destiny é composta de cinco elementos: atributos positivos, atributos negativos, pontos de vida, status e pontos de destino. Cada personagem começa o jogo com quatro atributos positivos e quatro negativos. Esses atributos serão o que tornarão cada personagem único na rolagem de dados. Eles adicionarão ou subtrairão pontos a cada testagem. Assim, se um personagem possui o atributo positivo 'Persuasivo', em todas as provações que envolvam um processo de persuasão, o personagem adicionará +2 ao resultado final de seu teste. De mesmo modo, se um personagem tem o atributo negativo 'Inábil com Armas', terá -3 adicionado ao resultado final de todas as rolagens que envolvam conflitos armados. Cada atributo tem qualidades únicas, todas listadas nas tabelas disponibilizadas nos botões ao lado 'Atributos Positivos' e 'Atributos Negativos'. Tenha o cuidado de escolher qualidades e defeitos que tenham a ver com a história de seu personagens e que sejam justificáveis.
​
Os pontos de vida, por sua vez, representam a 'saúde' de uma pessoa. A princípio, cada personagem começa o jogo com 5 pvs (pontos de vida), a menos que tenha algum atributo que modifique para mais ou para menos esse valor. Ao decorrer do jogo, em situações de conflitos, os personagens podem ser feridos e perder pontos de vida. Para tal, o personagem precisa falhar em rolagens de dado de defesa contra um terceiro ou contra algum elemento do universo. Para cada falha em se defender, leva -1 de dano. Para recuperar pontos de vida, o personagem precisa desenvolver um turno recebendo tratamento, descansando ou curando a si mesmo em um lugar onde não possa ser atingido por um inimigo. Para cada turno narrando descansos ou tratamentos, o personagem recupera +2 pvs. Uma vez que tenha sofrido cinco ataques e não tenha sido capaz de se defender a eles ou descansar, o personagem morre.
​
Num universo tão hierarquizado como ASOIAF, o status social tem uma função impossível de se ignorar. Assim, para reproduzir essa dinâmica, adicionamos esse elemento à mecânica do jogo. Cada posição social possuirá um número específico de Status que será somado ao status de cada Casa. Os valores estão disponibilizados na Tabela de Status, disponível no botão ao lado. Sempre que um jogador jogar os dados para um teste de habilidade SOCIAL contra outro personagem (jogável ou npc), será levado em conta seu status. O personagem que tiver o status mais alto, rolará os dados com vantagem. O que é isso? Vantagem significa que o jogador poderá re-rolar seu dado de valor mais baixo (1d10) e usar o valor mais alto. Já a desvantagem significa que o jogador re-rolará o dado de valor mais alto (1d10) e ficará com o valor mais baixo tirado.
​
Atributos, pontos de vida e status são subordinadas a uma última mecânica do jogo: os pontos de destino, que será o que tornará única a jornada de cada personagem. Explicaremos a seguir.
Os Pontos de Destino servem para adquirir novos Atributos, bônus de rolagem de dados de uso único, recuperar Pontos de Vida instantaneamente e para solicitar Narrações Personalizadas para seu personagem. Na tabela no botão "Pontos de Destino" consta o valor em PDs para todas as ações, bônus e atributos que poderão ser comprados.
Diferentemente dos outros elementos que constituem a ficha do personagem, os Pontos de Destino serão conquistados apenas no decorrer do jogo. Há três maneiras de se conseguir Pontos de Destino: cada turno (contendo mais de 20 linhas), renderá ao personagem 1 PD; ao engajar em Eventos Narrativos e ser bem sucedido nesses, o personagem poderá ser bonificado com PDs e outros atributos; e, ao matar um personagem de outro jogador, todos os PDs deste passarão para o personagem que o matou.
​
Há porém, uma maneira de perder seus PDs durante o jogo: se você engajar em um Evento Narrativo e não der prosseguimento dentro do seu prazo de encerramento ou fracassar no Evento Narrativo, perderá Pontos de Destino. O valor da perda será definido pela Narração.
​